terça-feira, 28 de julho de 2009

E para quem tem medo de quiltar...

Fazer o quilt à mão parece ser muito mais fácil do que fazê-lo na máquina, já que temos (ou pelo menos pensamos que temos...) todo controle sobre nossas mãos. Mas nem sempre sobra tempo para quiltar os projetos à mão, principalmente os grandes. Antes que tudo acabe numa pilha de objetos inacabados ("A quilt is not a quilt until it's quilted!"), aprender a fazer o quilt à máquina oferece mais uma oportunidade de terminar todos os nossos projetos.
Algumas dicas:
Tire o primeiro dia para conhecer a sua máquina e os recursos que ela oferece. Existem vários pontos que podem ser usados em um quilt. Teste todos! Acostume-se com a velocidade da sua máquina. Treine bastante os seus pés e mostre a ela quem é que manda! E lembre-se que nem tudo vai ficar perfeito nas primeiras vezes, mas é apenas uma questão de treino!
A grande dica para começar a fazer quilt livre à máquina é pensar no desenho e treiná-lo com lápis e papel, até os movimentos estarem firmes na cabeça. Depois é só usar a máquina como o lápis e o tecido como o papel!
Existem vários livros com moldes de riscos para quilt. Para motivos especiais, faça o risco sobre o tecido com canetas próprias ou lápis de alfaiate, que são laváveis ou desaparecem com o tempo. Depois é só seguir o desenho! E não se esqueça de sempre programar umas pausas para relaxar os ombros, descansar a vista... e respirar!!! E lembre-se... O principal é se divertir enquanto quilta!

Peças feitas no curso de quilt à máquina, by Chris.

2 comentários:

  1. Adorei esse teu artigo, de incentivo ao quilt à máquina. Só quilto à mão. Mas gostaria de te perguntar: tenho máquina comum,dá para quiltar com ela? OU TENHO QUE TER ALGUM PÉ ESPECIAL?

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Regina, tudo bem? O quilt pode pode ser feito com qualquer máquina. Para fazer quilt livre, precisa ter um pezinho específico e fica mais fácil se der para baixar o alimentador de tecido (a garrinha...). Para o quilt reto, existe um pé que chama "walking foot", que alimenta todas as camadas de tecido por igual. Ele facilita, mas não é necessário.

    ResponderExcluir