segunda-feira, 1 de março de 2010

(...)

Sem entrar em muitos detalhes... Imaginem uma super onda de empolgação para arrumar e redecorar a casa... Agora imaginem estar no meio dessa empolgação e ter que mudar de casa!!! Pois é, parece que isso vai ter que acontecer... Mesmo assim, sem nenhum ânimo... vamos tentar continuar... afinal... 2010 não é ano de desistir!!!

3o. CÔMODO: A COZINHA... PARTE I

Se você é como nós, a cozinha deve ser o local mais visitado da sua casa... E ela merece toda a nossa atenção. Além de ser fonte de guloseimas, é aqui que está localizado o "cofre da casa", o Fogão!

(esse não é de nenhuma de nós... mas é lindo!)

O fogão representa Prosperidade, Riqueza e Saúde. Ele deve estar sempre muito bem limpo, com todas as bocas funcionando, com o forno funcionando e em bom estado de conservação. E para não manter a energia do fogo estagnada, devemos usar todas as bocas do fogão. Não precisa ser todas ao mesmo tempo, mas devemos fazer um tipo de rodízio. (Isso nos faz lembrar da Fer... mas este é um assunto meio particular...)

E para que além de muito útil o nosso “cofre” também fique bonitinho... Que tal uma toalhinha fofa por cima? Essa foi feita toda em feltro com aplicações de “cupcakes” (lindos e deliciosos!).

A borda era para ser feita com fita pompom, mas como parece ser impossível encontrá-las, o jeito foi fazer com sianinha. é uma delícia trabalhar com feltro! Fácil de cortar, fácil de aplicar, não desfia... E hoje existem milhares de cores e espessuras diferentes, para todos os gostos!

A cozinha deve receber o máximo de claridade natural e o ambiente deve ser fresco e arejado. Prefira paredes e móveis de cores claras, próximas ao branco, que tem efeito calmante. Outras cores podem ser adicionadas ao ambiente através dos objetos de decoração, mas evite abusar do vermelho, pois é uma cor que abre o apetite!

E para manter a luminosidade, use cortinas claras e de tecidos suaves. Essa foi bordada em Ponto Cruz já faz um tempão, mas ainda não tinha sido colocada em uso. Ganhou uma barrinha de Patchwork e... ficou linda!

Os panos de prato, aventais e acessórios também devem ser clarinhos. E seguindo o tema dos “cupcakes”... um conjuntinho novo de avental e pegadores de panela!

(Cadê a coragem para usar?!..)

O design não é nosso, tiramos de uma foto que encontramos na internet e não sabemos de quem é para poder dar os créditos de uma coisa tão linda!

Esse caminho de mesa foi feito para o balcão que tem um forninho elétrico, mas talvez ele seja muito bonitinho para ser usado...

E para um ambiente prático e confortável... banquinhos antigos com roupa nova...

Esses banquinhos brancos estão na nossa família há anos! Talvez uns 30... e agora ganharam uma almofadinha “Crazy”. (e como dissemos antes, isso vicia!)

Mantendo a organização!!!

Se você também for apaixonada por saquinhos, cestinhas e organizadores de todo tipo, não tem desculpa para não deixar a cozinha arrumadinha! Coisas muito simples podem fazer toda a diferença!

Na hora de cozinhar é bom ter sempre tudo à mão. Separe um cantinho perto do fogão para os seus temperos. E como eles vão ficar expostos, capriche no visual. Separe vidros de azeitona, de geléia, ou latas de molho de tomate e transforme em potes de temperos!

Esses vidrinhos com tampas bordadas em Ponto Cruz já estão pela cozinha há uns 10 anos... Mas antes que se desintegrassem completamente, foram substituídos por latinhas novas, pintadas com tinta plástica. E para não morrer de saudades dos vidrinhos, as tampas das latas também ganharam um bordadinho... e ganharam uma barra de tecido.

Cestinhas de tecido são tudo e servem para todos os cômodos da casa. Na cozinha podem ser usadas como fruteiras, porta batatas, cebolas, alho, etc. Essas, além de lindas, são muito fáceis de fazer! O molde é da Anne-Pia Godske Rasmussen (nós adoramos ela!). E fazer os saquinhos de juta dá um ar country...

E o que fazer com aqueles rolos incômodos de papel alumínio, papel manteiga e filme plástico? Coloque em um “porta-rolos”! Esse foi inspirado em alguma das milhões de revistas japonesas que já vimos. Adaptamos os tecidos para combinar com o resto das coisas e criamos um bordado mais original. Muito útil, lindo e prático!

E para pendurar do lado do porta-rolos, um porta coador de café!

Bom, apesar da provável mudança, não vemos motivo para parar de fazer as coisas para a casa. Mesmo que não enfeitem esta casa, com certeza vão dar um charme na outra...

E aguardem! Tem mais coisas de cozinha no “forno”!

:)

5 comentários:

  1. So viele, schöne Sachen liebevoll genäht! Klasse!!!!
    Liebe Grüsse

    ResponderExcluir
  2. Danke Tina!
    Grüsse aus Brasilien!
    Van

    ResponderExcluir
  3. Meninas, to encantada com vcs, ja to seguindo viu?
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Susi, seja bem vinda!
    Beijos,
    Van e Chris

    ResponderExcluir
  5. NOSSA AMIGA TUDO MUUUITO SHOW POR AQ!!
    SUPER BJIM
    ANGELA MONI

    ResponderExcluir