quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Segundo Cômodo: O Quarto...

O quarto de dormir é um dos locais mais importantes da nossa casa. Deve ser calmo, limpo, arejado, arrumado e íntimo. A qualidade do sono é vital para nossa saúde, por isso, o quarto devem ser um local que convide ao descanso. Uma atmosfera de leveza e acolhimento, ajuda a proporcionar um sono mais tranqüilo e repousante.

A primeira coisa a se considerar para criar esse ambiente de repouso é a cor. Se o quarto recebe muita luz durante o dia, prefira cores suaves nas paredes. Se receber pouca luz, use cores mais quentes para deixá-lo mais aconchegante. Está muito na moda pintar apenas uma das paredes em tom mais forte, porém, ela deve sempre estar atrás da cabeceira da cama para não “pesar” nos olhos.

Móveis claros também ajudam a manter a leveza do quarto, independente das cores usadas nas paredes. Mais uma vez (como no velho armário do banheiro) o branco é a cor ideal. Além de deixar o ambiente leve, fica muito mais fácil na hora de decorar, pois combina com tudo!

Pincéis à mão...

Aí vem mais uma transformação de móveis antigos e sem graça. Foram dois dias de trabalho pesado (lixar acaba com o ânimo e os braços...), mas o resultado valeu muito a pena! Esses móveis eram de madeira crua!

E aproveitando os pincéis, transforme outros objetos de decoração, como o abajur antigo da sua tia-avó...

um porta-jóias que era sem gracinha...

latinhas de molho de tomate que viraram um vasinho...

um prato de madeira que virou um relógio...


Bom, sobre a cama...

A melhor posição para a cama é de frente para a porta, mas não na mesma direção dela. Você deve apenas poder vê-la quando deitar. A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira e deve ter acesso por ambos os lados. Se possível, não coloque nada em baixo dela para manter a energia circulando. Evite também estantes ou prateleiras acima de sua cabeça, elas exercem uma pressão negativa que pode provocar dor de cabeça, insônia e mal-estar. O excesso de fios atrás da cabeceira ou muito perto dela também são prejudiciais.

E por falar em fios...

É recomendado não ter TV, computador e outros aparelhos eletrônicos no quarto. Se não for possível mantê-los de fora, procure deixá-los a uma distância razoável da cama (1,20 m no mínimo).

Uma coisa que devemos realmente tentar...

Evite o hábito de trabalhar no quarto! O quarto foi feito para relaxar, descansar, sonhar, amar... Aliás, a menos que você trabalhe em casa, nunca leve trabalho para casa!!! Organize-se melhor no trabalho e faça tudo o que deve ser feito no lugar em que deve ser feito. Quando chegar em casa, descanse e dedique esse tempo à sua casa, ao seu hobby e às pessoas importantes na sua vida! Afinal, no fim, isso é o que importa!

E para não dizer que não falamos de tecidos...

Um quarto pede cortinas de tecido suave e esse é o grande projeto dessa arrumação! Uma cortina branca e simples, apenas para “cobrir” a janela, deixa o quarto claro e suave. Mas para dar um pouco de charme, basta fazer um bandô bordado com motivos calmos e alegres! Uma dica: penduradores de metal podem servir para amarrar a cortina e deixá-la aberta. Um simples lacinho de fita resolve!

Se você também adora travesseiros e almofadas, solte a imaginação fazendo capas de patchwork, ponto cruz e outros bordados! Mas lembre-se: quanto mais coisas tiver em cima da cama, mais trabalho terá na hora de dormir e na hora de arrumar! (pense bem no custo-benefício...)

Para manter o ambiente perfumado, escolha tecidinhos bonitinhos e faça alguns sachês! Esses foram feitos com lavanda.

E agora, uma dica para atrair a positividade e evocar o sentimento do amor...

Pendure acima da cabeceira um quadro que simbolize o amor para você! Esse é um projeto futuro... Fazer um quilt usando a técnica de aquarela com o desenho de um coração! (nunca fizemos nada com essa técnica, mas isso nunca nos impediu de tentar!)


E para manter a ordem o ano inteiro...

Arrume o seu quarto todos os dias! Comece pela cama assim que levantar. Além de te deixar muito feliz quando voltar para ela, colaborando para sua próxima noite de sono, dará sempre a sensação de organização e limpeza. Outra coisa importante: guarde sempre as suas roupas. Roupas sujas no cesto para lavar e roupas limpas dentro do guarda-roupas!

Tudo bem, isso não é fácil. Tem dias em que mal acordamos para sair de casa, imagine ter forças para arrumar a cama ou guardar roupas que não vamos usar... Mas pense no final do dia! Você prefere tirar forças do além e fazer isso agora, ou chegar podre à noite e ter que arrumar alguma coisa para poder dormir em paz?

Bons sonhos!

4 comentários:

  1. Demorei para me manigestar mas estou adorando as dicas comodo-por-comodo...precido fazer isso na casA inteira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Anelise, obrigada!
    Essa faxina/redecoração está demorando mais do que o esperado... mas está valendo muito a pena!!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Descobri seu blog agora mesmo e não resisti a comentar. Os móveis estão lindos, adoro!!

    beijinhos de Portugal

    alexa violeta

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexa,

    muito obrigada!
    Beijos,

    Van e Chris

    ResponderExcluir