quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nós apoiamos!

Hoje vamos falar de um assunto um pouco mais sério... E de como nós, simples “arteiras”, podemos ajudar.

A doença de Alzheimer é muito triste. Só quem convive com isso sabe. Ela pode afetar qualquer pessoa, independente da classe social, do sexo, do grupo étnico ou da localização geográfica. Sua causa ainda é desconhecida e, embora ainda não haja cura, já existem drogas que podem retardar a doença.

O Alzheimer acomete a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. O estágio inicial da doença é freqüentemente ignorado e incorretamente considerado como “processo normal do envelhecimento”.

No início, a pessoa pode apresentar dificuldades com a linguagem, desorientação, dificuldades para tomar decisões, para lembrar fatos recentes, perda de iniciativa e motivação, sinais de depressão, perda de interesse nos hobbies e outras atividades.

Com o progresso da doença, os problemas se tornam mais evidentes e a pessoa passa a apresentar dificuldades com as atividades do dia-a-dia, esquecimento de fatos recentes e nomes das pessoas. Além disso, necessita de assistência na higiene pessoal, tem maior dificuldade na comunicação verbal, pode apresentar problemas de vagância (andar sem parar) e alterações de humor e de comportamento como agitação, agressividade, delírios, apatia, depressão, ansiedade e desinibição.

Num estágio mais avançado, a dependência se torna quase completa, os distúrbios de memória são mais acentuados e o aspecto físico da doença fica mais evidente. A pessoa pode apresentar dificuldades para se alimentar sozinha, não reconhece familiares, amigos e objetos conhecidos, tem dificuldade em entender o que acontece ao seu redor, dificuldade de locomoção, incontinência urinária e fecal, comportamento inadequado em público, agressividade e agitação.

A Alzheimer’s Art Quilt Initiative (AAQI) é uma organização que visa arrecadar fundos para incentivar a pesquisa sobre a doença de Alzheimer. As pessoas podem doar quilts para serem vendidos ou leiloados, podem adquirir algum desses quilts ou outros produtos relacionados, ou ainda, fazer simples doações.

Essa é nossa primeira contribuição:

Cuidar de uma pessoa com Alzheimer é muito difícil e requer principalmente amor, solidariedade, paciência, dedicação e uma enorme união familiar.

2 comentários:

  1. Hello Chris and Van,
    I need to know which one of you lovely sisters will be participating in my PIF. I need an address to send your little gift to. If both of you are, then I will need 2 addresses.

    I enjoy visiting your blog and always find some where else to go from your site! I have so much fun when I get here. Thank you so much!

    Peace and Prayers
    missd@stic.net
    missdsquiltypleasures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hi Missd,
    we sent you the address by e-mail, and we can't wait to see what you made for us!
    And thanks for visiting our blog! We are so happy that you enjoy and have fun with it!
    :)

    ResponderExcluir